Roupinha de bebê: O que você precisa saber na hora de montar o seu enxoval


Índice

As mamães de primeira viagem sonham e se planejam para o momento tão esperado de ter seus bebês no colo. No entanto, é na prática que se entende o que faz sentido e o que funciona para cada mãe. Como muitas mamães não têm ideia do que deve-se levar em consideração na hora de comprar a roupinha do bebê, preparamos esse material a partir da experiências de mães.  

Quando vamos preparar o enxoval, comprar as roupinhas enchem os corações da mamãe e do papai de alegria e emoção e muitas vezes focamos apenas no aspecto visual. 

O que você tem que observar na hora de comprar a roupinha do bebê. 

O material. 

Quando os pais estão escolhendo as roupas para o bebê, é importante considerar o tecido usado na roupinha do bebê. A roupa de algodão é sempre a melhor opção. É recomendado a roupa de bebê de algodão por vários motivos.

A roupa de algodão é extremamente confortável, suave e não irrita a pele do bebê. Além disso, é segura, pois não contém substâncias químicas que possam machucar o bebê. 

Outra vantagem da roupa de algodão é que ela é absorvente e permite que a pele do bebê respire. Além disso, o algodão é um material durável e resistente.

A roupa de algodão é fácil de lavar e secar, no entanto ficam mais amassadas e precisam de mais cuidado nesse quesito. Isso é muito importante já que as roupinhas do bebê sujam muito e por isso, são lavadas em uma grande frequência. E além de todas essas vantagens é um tecido barato.

Roupa de malha para bebê é bom?

Para alguns bebês, as roupas de malha podem causar alergias ou outros problemas de pele. 

O recomendável é evitar a malha pelo menos nos primeiros meses. E se for aquela roupa que você tanto quer usar, a dica é colocar um body e calças finas de algodão por baixo. A malha também pode ser um pouco mais cara que outros tipos de tecido.

Os tecidos sintéticos estão cada vez mais presentes em nossas vidas. São usados em roupas, toalhas, lençóis, cortinas, tapetes e até mesmo em alguns tipos de brinquedos. Eles são baratos, fáceis de cuidar e duram mais que os tecidos naturais. No entanto, existem alguns perigos associados ao uso de tecidos sintéticos, especialmente quando se trata de bebês.

Um dos principais problemas associados ao uso de tecidos sintéticos é o risco de alergias. Bebês e crianças pequenas são especialmente susceptíveis a estas reações, pois seus sistemas imunológicos ainda estão se desenvolvendo. Tecidos sintéticos podem causar coceira, inchaço, vermelhidão e até mesmo bolhas. 

A roupa de bebê é muito importante, pois ela mantém o bebê confortável e seguro. Portanto, a roupa de bebê deve ser confortável, segura, respirável, fácil de cuidar e econômica. 

Roupinhas quentes ou frescas? Qual devo comprar?

Antes de tudo, avalie em qual estação do ano o seu bebê vai nascer. Vá acompanhando a idade do bebê de acordo com a estação. Exemplo: se seu bebê nascer no início do inverno, as roupinhas RN e P deverão ser compradas mais quentinhas, mas as roupinhas G já deverão ser mais leves pois quando a estação mudar seu bebê já estará usando M/G.

Outra dica importante é que no primeiro mês, mesmo que seu bebê nasça no verão, ele vai usar roupinhas de meia estação ou mais quentinhas. Isso porque os recém nascidos sentem mais frio. Os bebês podem sentir frio mais facilmente porque eles ainda estão se adaptando à vida fora do útero, eles têm um metabolismo mais rápido do que os adultos, o que significa que seus corpos se esquecem de manter o calor. Além disso, os bebês têm uma proporção maior de superfície corporal para massa, o que significa que eles perdem o calor mais rapidamente. Por isso, é importante cobrir as extremidades do seu bebê, como os pés e as mãos.

Mas, nada de excesso na hora de aquecer o bebê, pois se aquecer seu bebezinho em excesso ele vai ter o que as pessoas chamam de brotoeja. 

Vale a pena comprar roupinhas RN? 

Algumas mães acreditam que comprar roupas RN pode parecer supérfluo, afinal, o bebê vai crescer muito rápido e logo vai ficar pequeno para elas. Abaixo trago um compartilhamento de uma experiência de uma mãe. 

“Eu me lembro que quando montei o meu enxoval, eu devo ter comprado uns 3 bodys de tamanho RN. Eu olhava o tamanho da roupinha e achava muito pequeno mesmo e acreditava que meu bebê não usaria a roupinha de tamanho RN. Minha princesa nasceu com 50cm e 3,5kg e as roupinhas P ficavam enormes. E durante 2 meses ela sumia nas roupinhas de tamanho P. Eu me sentia incomodada de vê-la com roupinhas tão grandes. No próximo enxoval, se assim for, eu compraria poucas roupinhas RN, mas não deixaria de comprar bodys e macacões.”

A verdade é que saber se vale a pena comprar roupinha de bebê RN é muito pessoal. Algumas mães preferem não comprar tamanho RN porque desejam aproveitar as roupinhas por mais tempo.  Mas, uma coisa é certa. Comprem poucas roupinhas RN. 

Quantas roupinhas devo comprar?

Muitos de vocês devem se perguntar quantas vezes um bebê recém-nascido troca de roupa no dia. Bem, a verdade é que isso depende de vários fatores, como o clima, o suor do bebê e até mesmo acidentes de vazar xixi ou cocô na roupinha.

De acordo com especialistas, é recomendado que os bebês sejam trocados de roupa pelo menos duas vezes ao dia. 

Isso significa que, se você pretende lavar as roupinhas do bêbe recém nascido uma vez por semana, você precisará ter no mínimo 21 trocas de roupas, pensando que ele pode trocar de roupa uma média de 3 vezes ao dia. Mas, é importante ter nos primeiros meses uma média de 3 a 6 roupinhas mais arrumadinhas para a hora dos passeios ou para levar ao pediatra. 

É claro que cada família tem necessidades diferentes, mas esse é um raciocínio para ajudar a definir o planejamento de quantas roupinhas comprar até os 3 a 4 meses. 

Quando os bebês vão crescendo, vão aprendendo a engatinhar, os dentinhos vão nascendo, o número de trocas de roupas durante o dia aumentam. 

O ideal é que você compre as roupinhas até 3 meses e depois vá comprando a partir da necessidade. Aí fica muito mais fácil de comprar, pois você vai ter mais noção de tamanho e praticidade.

Que tipo de roupinhas comprar? 

Existem vários tipos de roupinhas para bebê. Quando se é mãe de primeira viagem, dá até para se perder com os nomes. Vamos lá aos nomes. 

Segredo Revelado. Como fazer os bebês dormirem a noite toda.

Especialistas revelaram o segredo do sono garantido do bebê. Acesse gratuitamente este material.

Acessar conteúdo grátis

Body – uma das peças mais usadas pelo bebê. É usada desde o recém nascido até os dois anos. Você encontra desde a mais simples até a mais customizada com frases e mensagens personalizadas. As roupas de bebê com frases são uma ótima maneira de expressar o seu amor pelo seu filho. Você pode personalizar frases que representam algo para a sua família e ficam ótimas para as fotinhas. As roupas de bebê são adoráveis, mas as roupas de bebê com frases são ainda mais especiais. Estas peças únicas são perfeitas para expressar o seu amor e orgulho pelo seu filho.

Ideias de frases para colocar no body de bebê

  • “Eu sou o mais lindo do mundo!”
  • “Eu sou o melhor bebê do mundo!”
  • “Eu sou o bebê mais fofo do mundo!”
  • “Eu sou o bebê mais amado do mundo!”
  • “Eu sou o bebê mais especial do mundo!”
  • “Sou o bebê mais querido da mamãe!”
  • “Sou o bebê mais amado do papai!”
  • “Sou o bebê mais amado dos meus avós!”
  • “Sou o bebê mais amado da família!”
  • “Eu nasci para ser amado!”

Gostou das nossas dicas de frases para colocar no body de bebê? Então aproveite para conferir as nossas opções de roupinhas de bebê aqui no Clube das mãezinhas. Temos diversos modelos e estilos para você escolher. 

6cb28e61521ab295ac9e64e9e72764cb 8b59c3f54526c462804541d253998c4c 81dfc1ed0916a3b618d65dc9c4401056bde84157dfa186d85468e2d4821879d3

Macacão – muito usado, principalmente nos primeiros 3 meses. Pode ser com pé ou sem pé. Tem cada modelinho de fazer nossos corações suspirarem. Quando recém-nascido, normalmente, utiliza-se o macacão em cima do body. É muito prático, por ser uma peça única para vestir. 

macacao de bebe com pe meia malha basketball macacao de bebe jeans macacao de bebe meia malha bege girafa 4 macacao menino quentinho cinza e branco 3

 

Mijão – é uma calça de tecido fino que pode ser com pé ou sem pé. Normalmente, é usado debaixo do macacão. 

Pagão – atualmente é pouco usada. Mas, é um conjunto de calça com uma blusinha aberta sem mangas e um casaquinho. 

Romper – é um macacão de pernas e mangas curtas. Ideal para o banho de sol e para dias mais quentes. É mais usado a partir do terceiro mês. 

macacao de bebe meia malha menino cat macacao de bebe meia malha unissex macacao longo meia malha gata bailarina rosa macacao menina longo rosa estrelas

 

Blusinha – não é muito recomendado nos primeiros meses, pois as blusinhas acabam deixando a barriguinha e as costas de fora. 

Vestidinho – roupinha mais usada depois dos 3 meses. Normalmente, possui um fechamento em baixo parecido com os bodýs para que a fralda não fique visível. 

6d68133b3d126d5783761bebaa8020b2 7cd932603ac030b110ce9069c17dd73a e6c81aaad916897c2e08e95f602b594b

Felizmente, existem muitas opções de roupas para bebês disponíveis hoje em dia. As mães podem escolher entre uma variedade de estilos, tamanhos e cores de roupas para seus bebês. Algumas marcas até oferecem conjuntos de roupas coordenadas para ajudar a simplificar o processo de vestir o bebê.

Com tantas opções de roupas para bebês disponíveis, é fácil encontrar o estilo perfeito para o seu bebê. Se você está procurando uma loja para comprar roupas para o seu bebê, conheça o Clube das mãezinhas. Lá você encontrará uma seleção de roupas para recém nascidos, bebês e para crianças.

Praticidade em primeiro lugar 

Quando se trata de vestir seu bebê, você deve ficar atento à praticidade. Quando você está prestes a se tornar mãe pela primeira vez, as vezes fica difícil saber o que é prático e acabamos focando apenas no visual. Aqui estão algumas das principais coisas que você deve considerar ao escolher as roupas para o seu bebê.

  • É importante que as roupinhas permitam serem tiradas sem passar pela cabecinha. Isso pode te livrar de alguns sufocos quando o bebê vomita na roupinha ou golfa.  
  • Excesso de botão dá uma canseirinha nas horas das trocas, principalmente quando você percebe que quando chegou no final dos botões, percebeu que os botões estavam desalinhados. 
  • Imagine como seria trocar fralda com a roupinha e tente imaginar se ela seria prática. Algumas roupinhas precisam ser retiradas por inteiro na hora da troca e esses modelos devem ser evitados. 
  • Macacões com zíper são mais práticos para vestir, mas nada prático para as trocas de fraldas. O mundo ideal é ter ziper até o meio e abertura com botões para a parte das fraldas. 
  • As roupas de bebê também precisam ser laváveis na máquina, para que você possa lavá-las facilmente quando precisar.

Roupinha de Bebe Saída De Maternidade

 

Levar seu bebê para casa pela primeira vez é um momento muito especial, e portanto, as mamães desejam uma roupinha muito especial e que vai ficar . Afinal, você passou nove meses esperando por esse dia e quer que tudo seja perfeito.

Devido a esse momento tão único, algumas mamães acabam focando apenas no visual e na representatividade da roupinha. Mas, vou te dar alguns pontos para se pensar. 

Apesar de ser uma roupa pensada para a saída da maternidade e para tirar aquelas fotinhas, é importante que você avalie se a roupinha e a manta poderão ser usadas em outras ocasiões também. 

Algumas mães ficam frustradas ao perceber que fizeram um investimento alto na  saída da maternidade e que não puderam ser usadas depois, seja porque não eram confortáveis ou porque não eram práticas. 

No Clube das Mãezinhas, temos várias opções de saída maternidade que foram pensadas no conforto do bebê e na praticidade do dia a dia. 

6e24a9ff50eb0137b59eb491d3987c45 ccadaea847d25dd2266925ffd4fff14d

 

Não deixe ver as mais lindas e práticas roupinhas de bebê no Clube das Mãezinhas.

Roupinha de bebê: O que você precisa saber na hora de montar o seu enxoval

Flavio Herique

Sou Pai da encantadora Sophie de 4 anos que ama os filmes da Frozen, apaixonado por paternidade, empreendedor e escritor entusiasta no Clube das Mãezinhas, compartilhando aprendizados e experiências baseados em estudo e observação.