Índice
- O enxoval do bebê precisa de antecedência no planejamento?
- Qual a importância do enxoval do bebê?
- Dicas para montar o enxoval do bebê de forma correta
- 1- Monte uma lista para cada coisa
- 2- Faça a listagem dos itens de forma prioritária
- 3- Dica de roupas de cama
- 4- Liste os itens de compra de acordo com a estação do ano
- 5- Adquira roupas e itens práticos
- 6-Monte a lista de acordo com suas necessidades
- 7- Não compre todos os itens de uma vez só
- 8- Que tal comprar roupinhas apenas do tamanho de até 3 meses?
- 9- Cuidado com as cores e estampas das roupinhas do bebê
- 10- Kits de higiene são fundamentais
- 11 – A mamãe também precisa de itens para o enxoval
- 12- Aproveite o processo de montar o enxoval do bebê
- 13 – O enxoval do bebê deve ser planejado com carinho
Para quem está se preparando para a chegada de uma criança, a montagem do enxoval do bebê é algo fundamental e que se trata de um momento único e incrível.
Isso porque, durante a confecção do enxoval, com as compras sendo realizadas, a mulher vai tomando a consciência de que está se tornando mãe e de que está se preparando para finalmente mudar de mentalidade.
Além disso, essa preparação, quando feita de maneira correta, deixa a vida da mamãe e do bebê muito mais fácil, permitindo assim mais conforto aos dois na chegada.
Se você está ansiosa pela chegada do pequeno ou da pequena, então saiba que conhecer as necessidades e saber bem como montar sua lista é algo fundamental e que pode ajudar a espantar a aflição.
Sendo assim, hoje, trouxemos dicas incríveis para as mamães de plantão, facilitando sua vida na hora de escolher exatamente o que comprar e da maneira certa.
Confira então agora mesmo nossas dicas e confira o nosso manual da mãezinha de primeira viagem!
O enxoval do bebê precisa de antecedência no planejamento?
Antes de mais nada é preciso entender que o enxoval do bebê é algo importante e que você jamais deve deixar para simplesmente realizar as compras de uma hora para outra, muito menos nas proximidades do parto.
Então, sim, você deve o quanto antes começar a estudar mais a respeito do planejamento das coisas para a chegada do bebê, de maneira a adquirir os itens corretos o quanto antes.
Fazer uma lista e ir comprando os itens aos poucos é algo primordial, de modo que você poderá avaliar a necessidade, bem como os preços dos itens que precisar.
Para ter um bebê e ter as coisas bem organizadas, o mais indicado é que você comece, o quanto antes, a ir planejando o espaço de seu filho ou filha.
Isso ajudará a dar profundidade a esse momento, bem como ainda irá auxiliar a procurar por boas promoções, produtos perfeitos e também te dará tempo para adquirir coisas que possa ter simplesmente se esquecido.
Qual a importância do enxoval do bebê?
Sempre que pensamos em passar por uma nova fase da vida, seja morar sozinho, casar ou mesmo nos mudar casa, precisamos de uma preparação que envolve a compra de novos itens.
E quando da chegada de um bebê, o enxoval se torna algo imprescindível, onde precisamos colocar no papel, de forma inteligente, todos os itens necessários para usar nessa nova fase.
Desde móveis do quartinho da criança, roupas, toalhas, lençóis e diversos outros tipos de coisas, tudo importa e pode facilitar os primeiros meses da nova vida ao lado de uma criança pequena.
Sendo assim, ter tudo ou quase tudo muito bem planejado evita alguns tipos de percalços e problemas, tornando tudo muito mais simples.
Entretanto, é preciso que você compreenda que existem maneiras de construir a sua lista de enxoval de forma correta, para evitar compras desnecessárias, bem como adquirir itens em quantidades maiores do que o que se precisa.
Para auxiliar você em sua compra e na hora de montar sua lista, resolvemos trazer aqui o manual da mãezinha de primeira viagem, para que você possa então ter algum Norte na hora de verificar o que precisa.
Entretanto, lembre-se que nossas dicas servem para auxiliar você em sua compra, mas que você precisa avaliar de forma pontual o que se encaixa em sua realidade.
Dicas para montar o enxoval do bebê de forma correta
Pois agora vamos então ver finalmente diversas dicas e informações para que se possa começar a montagem do enxoval de uma vez por todas.
E então? Está pronta para iniciar essa viagem e finalmente começar a listar tudo o que você precisa de uma vez por todas? Vamos colocar a mão na massa e finalmente entender o que precisa.
Pois saiba que é muito comum que você, principalmente se for mãe de primeira viagem, acabe por ter problemas em relação a escolher o que vai adquirir.
Ao entrar numa loja podemos perder a noção e acabar querendo comprar de tudo.
Se você tem esse impulso, saiba então que isso pode acabar por lhe oferecer gastos exagerados e com itens que você não necessariamente irá utilizar.
Já imaginou ficar com diversas coisas paradas dentro do guarda roupa sem terem uma real utilidade? Pois nossas dicas visam justamente te ajudar a comprar exatamente o que for necessário.
Sem mais delongas, bora lá conhecer essas dicas preciosas.
1- Monte uma lista para cada coisa
Uma das primeiras coisas a se levar em consideração, é que você deixe uma lista para cada coisa. Por exemplo, um enxoval para quarto, outro para banho e higiene, outro para roupas.
Isso é muito importante até mesmo para evitar que você simplesmente esqueça de comprar certas coisas.
Quando você monta uma lista de enxoval do bebê para quarto, vai se lembrar do berço, trocador, roupeiro ou cômoda, bem como de outros itens como roupas de cama, protetores, e etc.
Já em se tratando de higiene, irá, portanto, se lembrar dos outros itens necessários. Há muitas coisas para se comprar num enxoval, portanto, não podemos esquecer de nada.
Eu separei para você sugestões de como você pode desmembrar as suas listas:
- Lista de roupinhas
- Lista para o banho do bebê;
- Lista para troca de fralda;
- Lista para levar na mala maternidade do bebê;
- Lista para levar na mala maternidade da mamãe;
- Lista para o passeio do bebê;
- Lista referente a amamentação;
- Lista para o quarto do bebê;
2- Faça a listagem dos itens de forma prioritária
Seja qual for a parte do enxoval por onde você pretende começar, saiba então que é muito importante escalar prioridades e que você consiga enxergar exatamente o que você e o bebê irão precisar.
Comece listando os itens essenciais, que não se vive sem durante a maternidade, deixando sempre muito bem definido o que adquirir primeiro.
Importante também estudar um pouco a respeito das marcas e verificar sempre a qualidade dos produtos escolhidos, para evitar comprar coisas que não necessariamente são boas.
3- Dica de roupas de cama
Está montando o enxoval do bebê? Então não pode se esquecer, de maneira nenhuma, de adquirir as roupas de cama e de banho que irão ser utilizadas.
Uma boa dica nesse momento é que você opte por jogos de lençol um pouco maiores, para que possam servir ainda por mais algum tempo, facilitando assim a sua vida e evitando trocas de itens de maneira mais rápida.
Com lençóis maiores você poderá simplesmente utilizar no berço e até quando trocar para uma cama maior, diminuindo assim os gastos.
Não se esqueça dos protetores de colchão, que poderão, assim, evitar que você possa passar por acidentes durante a noite, como vazamento de fraldas.
Lembre-se de conversar com o pediatra do seu bebezinho sobre as orientações de segurança. Por exemplo, não é recomendado usar cobertor em recém nascidos, pois existe risco de sufocamento.
Faça uma lista exclusiva para isso, não deixando nada de lado e incluindo todos os itens que possam ser importantes para berço.
4- Liste os itens de compra de acordo com a estação do ano
Uma coisa que as mamães de primeira viagem acabam esquecendo é de levar em consideração a estação do ano em que o bebê irá nascer.
Sendo assim, se sua criança irá nascer no inverno, é melhor que você se atente em comprar roupas mais quentes, mas sem esquecer que dali há uns meses a temperatura voltará a subir.
Segredo Revelado. Como fazer os bebês dormirem a noite toda.
Especialistas revelaram o segredo do sono garantido do bebê. Acesse gratuitamente este material.
Acessar conteúdo grátisAssim, não se esqueça de fazer os cálculos para ter a certeza de quando irá vir a sua criança. Isso ajudará muito a evitar comprar roupas demais para uma estação que não se encaixa.
5- Adquira roupas e itens práticos
Por mais que existam roupinhas para bebê que são lindíssimas, sabemos muito bem que algumas delas não são nem um pouco práticas. Com isso, acabamos assim por ter que usar a sabedoria na hora da escolha.
Os bodys são uma das escolhas mais sábias, pois são peças de roupa fáceis de colocar e de tirar e que permitem a troca de fraldas de maneira simples e prática.
Alguns outros tipos de itens comprados no enxoval acabam também por não trazerem muita praticidade e facilidade no manuseio, apesar de terem muita beleza.
Lembre-se de que a facilidade e praticidade no uso de diversos tipos de roupas e itens é fundamental e você irá agradecer por fazer a compra correta.
6-Monte a lista de acordo com suas necessidades
De nada adianta que você pegue uma lista pronta, preparada, e simplesmente a siga de forma cega comprando todos os itens indicados.
Você precisa se lembrar de que as listas ajudam muito a te dar boas ideias do que levar para casa, porém, cada família tem as suas necessidades específicas e você precisa entender bem isso antes de sair para as compras.
Use as listas prontas como base e modifique os itens que você não achar necessários, substituindo para outros que lhe sirvam melhor. Ou que faça parte do seu contexto, da sua realidade.
7- Não compre todos os itens de uma vez só
Como já dissemos, algumas mamães costumam ficar bem empolgadas na hora de adquirir os itens de sua lista do enxoval do bebê. Com isso, se torna muito importante utilizar da sabedoria.
Faça um planejamento para ir comprando aos poucos. Comece pela mobília para quando as roupinhas começarem a chegar, você tenha o lugar para guardar tudo certinho. Além disso, normalmente as mobílias tem um prazo de entrega maior.
Faça um planejamento de ir comprando de acordo que você for pagando. Se comprou em prestações você tem um tempinho de pagá-las para fazer novas prestações.
Aproveite os períodos promocionais. Black Friday e trocas de estações.
8- Que tal comprar roupinhas apenas do tamanho de até 3 meses?
As roupinhas podem ser uma grande tentação para as mamães. Isso porque ficamos imaginando quando os bebês estiverem finalmente as vestindo. Com isso, podemos acabar caindo na besteira de comprar muitas roupas, e sempre de uma única vez.
Mas temos de levar em consideração diversos fatores, como por exemplo a estação do ano, o tamanho das roupas e o crescimento da criança, bem como diversos outros fatores.
O legal é ir comprando as roupinhas a medida que o bebê for crescendo. Você será mais assertiva, perdendo menos roupas.
Além disso, você vai ter adquirido mais experiência do que funciona melhor para você. Cores, tamanhos, tipos de tecidos, tido de fechamento e por aí vai.
9- Cuidado com as cores e estampas das roupinhas do bebê
As cores são algo muito importante e muitas mães costumam errar nesse momento. Se for menina, optam por itens rosas e se for menino, acabam escolhendo a cor azul.
Sabemos bem que isso já deixou de ser uma regra, e, além disso, existem diversos outros tipos de combinações de cores que podem ficar lindas no quarto das crianças e também em suas roupinhas.
É muito importante que você enxergue outras tonalidades, como por exemplo o verde, amarelo, laranja, lilás, e outras cores e tons pastéis.
É muito importante variar essas colorações para criar essa variedade de tons e de cores de forma inteligente, pois poderá reaproveitar para gestações futuras.
Além disso, o bebê ficará lindo ao experimentar vários tipos de roupas com cores diversas, vivas e muito alegres.
Cuidado com excesso de estampas.
Se você compra apenas roupinhas estampadas, conjuntinhos com estampas muito específicas, você se limita a usar apenas aquela combinação, já que é difícil combinar estampas. Então, tenha peças lisas coringas para lhe dar mais possibilidades no dia a dia.
10- Kits de higiene são fundamentais
Uma parte muito importante do enxoval do bebê, são os apetrechos de higiene. Desde a banheira até os tipos de shampoo e de cremes são fundamentais e toda criança precisa disso.
Conhecer os produtos adequados ao uso e que tenham boas avaliações também é algo muito importante, que poderá fazer com que você tenha mais praticidade e segurança no dia a dia.
Ter boas pomadas para assadura, cremes hidratantes, e uma farmacinha também é algo que não deve ser deixado de lado.
Lembre-se de também fazer uma listagem detalhada com tudo o que você precisa, para que possa, enfim, comprar tudo já com quantidades que durem para pelo menos dois meses.
Como são produtos de uso tópico e diário, sempre procure escolhas com procedência e hipoalergênicos, que tragam assim mais conforto para o bebê e tranquilidade para você.
11 – A mamãe também precisa de itens para o enxoval
Uma outra coisa muito importante é que você tenha consciência de que precisa incluir itens no enxoval para seu próprio uso.
Roupas adequadas para amamentação, como vestidos, sutiãs para amamentação, pijamas adequados para amamentação ajudam muito.
É recomendado que se use calcinhas de cos bem alto para trazer conforto independente do tipo de parto.
Em caso de cesárea recomenda-se também o uso de cinta para deixar os pontos mais protegidos.
Converse com seu médico e peça orientação sobre pomadas ou protetores de seios que possam auxiliar no conforto da amamentação.
O uso das pomadas gera ainda muitas divergências entre os profissionais, por isso é importante conversar com um profissional de sua confiança.
Portanto, trate de incluir essa seção em sua montagem da lista do enxoval e deixe a chegada do bebê mais confortável e tranquila para você e também para o bebê.
12- Aproveite o processo de montar o enxoval do bebê
Sabemos que todo o processo de gravidez é uma descoberta, uma grande mudança que está por vir e que irá modificar de forma plena a maneira como você enxerga a vida.
Os dias estão para mudar, bem como a sua forma de pensar e de agir estão para sofrer uma alteração brusca.
Sendo assim, é muito importante que você comece cedo a preparar os primeiros esboços da sua lista do enxoval do bebê.
Isso porque você precisa de antecipação, bem como precisa começar a construir em sua mente de que a maternidade está se aproximando.
Sair para comprar as roupas e itens ou busca-los nos locais de doação é algo que ajuda você a ir mudando a sua mentalidade aos poucos, fazendo com que você vá enxergando a mudança.
Além disso, é algo que vai ajudando a montar uma conexão entre você e o seu bebê, fazendo com que seja um processo mais tranquilo e muito mais agradável.
Não importa se você seja mamãe de primeira viagem ou se simplesmente já tenha outros filhos. A hora de montar o enxoval e de ir guardando tudo em casa no local certo vai ajudando a construir sua mente e deixar o laço entre você e seu filho muito mais forte.
Então aproveite o momento, curta a gravidez e guarde cada instante desses na memória para sempre.
13 – O enxoval do bebê deve ser planejado com carinho
Como vimos, existem diversos passos e dicas que podem auxiliar muito na hora de finalmente comprar tudo o que se precisa para o enxoval do bebê, sem esquecer de nada e sem deixar nada que for necessário de fora.
Portanto, é muito importante que você consiga compreender que esse é um momento que vai além de compras e de arrumação. É um momento de autoconhecimento e de ligação.
Se você simplesmente fizer isso de maneira mecânica ou despreparada, irá perder uma parte muito gostosa da gestação, que é a doce espera pela criança que está por vir.
Pensando assim, então, não deixe de cuidar de si mesma e de garantir que você terá seu momento de planejar como será o espaço de seu filho, suas coisinhas e tudo que está por vir.
O enxoval do bebê deve ser pensado e executado com todo o carinho do mundo, já que esse ser que está por vir está prestes a mudar toda a sua vida e também a sua forma de ver as coisas. Aproveite o momento e se delicie.